quarta-feira, 29 de junho de 2011

REISADO MIRIM DO MENINO DEUS

O Reisado constitui um folguedo natalino com caráter profano-religioso filho dos Congos, de quem herdou a estrutura de corte e batalhas reais e somou seus diversos entremeios. Chegou ao Ceará, provavelmente no final do século 19 e se adaptou de tal forma que hoje temos uma linguagem própria, principalmente na região do Cariri.

Seu espetáculo compõe-se de Marcha de Cortejo, Abertura de Porta, entrada, Louvação do Divino, Execução de Peças e Entremeios, Brincadeiras de Mateus e Catirina, Despedida e Batalhas de Espada.

Os entremeios são personagens do cenário popular como o Jaraguá, Guriabá, Boi, Burrinha, Veadinho, Mamãe Velha, o Tio Anastácio, a Alma e o Cão, que entram em cena quando são convidados e animam e encantam ainda mais a brincadeira.

O Reisado Mirim do Menino Deus é parte da União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus que inaugura uma linguagem no que se refere aos trajes, aos capacetes, á forma de confecção de bonecos para entremeios e um repertorio com composições próprias. Tem seu brilho no olhar e na vontade de cada criança que é responsável por manter acesa a chama da cultura popular.

É formado por crianças e adolescentes do bairro João Cabral no município de Juazeiro do Norte que participam das atividades na sede da União e tiveram contato com os Mestres de Reisado e Guerreiro bem como com outros grupos da sede e da região. As crianças são envolvidas nas ações do Vida Viva que compartilha da possibilidade de fartura de pão e agasalho para todos a partir do que nos podemos fazer por nós mesmos, que motiva ações como oficinas de alimentos regionais na sede e em locais públicos como praças e Horto (local turístico religioso onde fica a estatua do Padre Cícero), distribuição de mudas de plantas floríferas, frutíferas e arboríferas, e apresentação de espetáculos para a comunidade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário